Close

23/07/2019

Saiba tudo sobre estruturas pré-moldadas de concreto

O ramo da construção no Brasil busca se modernizar e agilizar seus serviços cada vez mais, principalmente quando se trata de materiais que fazem o serviço render e diminuir os custos da obra.

Por isso, assim como nos países desenvolvidos, as estruturas pré-moldadas já são uma grande tendência no Brasil e vêm mostrando um ótimo resultado em vários quesitos.

No post de hoje, você entende o que são os pré-moldados, em que diferem dos pré-fabricados e porque são tão vantajosos para a construção civil. Continue lendo!

O que são as estruturas de concreto pré-moldado?

A estrutura de concreto pré-moldado é utilizada para conceder a parte estrutural da construção, seja uma laje, pilar ou viga. Estas estruturas são moldadas de acordo com a necessidade e depois posicionadas no lugar devido.

Os pré-moldados são muito utilizados em construções onde o custo precisa ser reduzido — transporte, tempo de execução, espaço disponível no canteiro, acabamento, etc — e já mostraram sua eficiência em diversas construções.

Elas podem ser adquiridas em empresas especializadas, que fazem a peça fora do canteiro para ser levada posteriormente, ou moldadas no próprio espaço da obra. A última opção depende, é claro, de uma série de fatores específicos do projeto que está sendo desenvolvido.

 

Quais são as principais diferenças entre o pré-moldado e o pré-fabricado?

Além das estruturas pré-moldadas existem as pré-fabricadas, que são praticamente a mesma coisa, mas apresentam algumas diferenças. Segundo a NBR 9062, a principal diferença é a qualidade.

O concreto pré-moldado deve ter sua produção inspecionada por profissionais capacitados na área, mas em geral, ainda tem um controle reduzido se comparado ao dos pré-fabricados, que é mais rigoroso, sendo acompanhado em todos os processos da produção.

O que garante a qualidade dele é o registro que conta com todas as informações do produto, além da assinatura de todos os profissionais responsáveis por seu controle de qualidade.

 

Quais são as maiores vantagens de se utilizar o pré-moldado?

Como já dito antes, o pré-moldados é uma ótima alternativa para quem deseja reduzir os custos e agilizar o processo da obra. No entanto, estas não são as únicas vantagens.

Os pré-moldados também ajudam a evitar desperdício na obra, diminuindo a produção de resíduos (visto que ela é produzida exatamente para encaixar na estrutura).

Por último, devido à redução no tempo de construção, por evitar o desperdício de materiais e por gerar menos impactos na produção, o pré-moldado também é a opção mais sustentável para sua obra.

 

No post de hoje você conferiu um apanhado de tudo sobre as estruturas pré-moldadas e porque elas são uma opção tão boa para sua construção.

Para conferir mais posts e outros materiais do ramo da construção e mais precisamente sobre o uso dos pré-moldados, acompanhe os próximos posts do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *